sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Uma verdadeira amizade, a felicidade

"Por enquanto tu não és para mim senão um rapazinho perfeitamente igual a cem mil outros rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Por enquanto eu não sou para ti senão uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativares, passamos a precisar um do outro. Passas a ser único no mundo para mim. E eu também passo a ser única no mundo para ti..."
"se me cativares, a minha vida fica cheia de sol. Fico a conhecer uns passos diferentes de todos os outros passos. Os outros passos fazem-me fugir para debaixo da terra. Os teus hão-de chamar-me para fora da toca, como uma música."
"Por exemplo, se vieres às quatro horas, às três, já eu começo a estar feliz. E quando mais perto for da hora, mais feliz me sinto. Às quatro em ponto hei-de estar toda agitada e toda inquieta: fico a conhecer a felicidade! Mas se chegares a uma hora qualquer, eu nunca vou saber a que horas hei-de começar a arranjar o meu coração, a vesti-lo, a pô-lo bonito..."

" Mas quando se aproximou a hora de despedida:
-Ai! - suspirou a raposa - Ai que me vou pôr a chorar...
-A culpa é tua - disse o principezinho. - Eu não te desejava mal nenhum, mas tu pediste para eu te cativar...
-Pois pedi - disse a raposa 
-Mas agora vais-te pôr a chorar! - disse o principezinho.
-Pois vou - disse a raposa.
-Então não ganhaste nada com isso!
-Ai ganhei, sim, senhor! - disse a raposa. - Por causa da cor do trigo...
E acrescentou:
-Anda, vai ver as rosas outra vez. Vais perceber que a tua é única no mundo. Quando vieres ter comigo, dou-te um presente de despedida: conto-te um segredo."

"-Vocês não são nada parecidas com a minha rosa! Vocês ainda não são nada - disse-lhes ele. - Ninguém vos cativou e vocês não cativaram ninguém. São como a minha raposa era, uma raposa perfeitamente igual a outras cem mil raposas. Mas eu tornei-a minha amiga e ela passou a ser única no mundo."
"-Vocês são bonitas, mas vazias - insistiu o principezinho. - Não se pode morrer por vocês. Claro que, para um transeunte qualquer, a minha raposa é igual e vocês. Mas, sozinha, é muito mais importante do que vocês todas juntas, porque foi ela que eu reguei. Porque foi ela que eu pus debaixo de uma redoma. Porque foi ela que eu abriguei com o biombo. Porque  foi a ela que eu matei as lagartas (menos duas ou três, por causa de uma borboleta). Porque foi a ela que eu ouvi queixar-se, gabar-se e até, ás vezes, calar-se. Porque ela é a minha rosa."

"-Agora vou-te contar o tal segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos..."
"-Foi o tempo que perdeste com a tua rosa que tornou a tua rosa importante."

Antoine  de  Saint-Exupéry
"O principezinho"

1 comentário:

  1. Principezinho uma verdadeira história neste caso ;)
    Muito boa a mensagem que transmite e esta parte do livro muito verdade, gostei deste livro :)

    ResponderEliminar